terça-feira, 5 de janeiro de 2021

“O País das Laranjas” | Rosário Alçada Araújo

Em 1949, ainda com o fantasma  bem vivo da Segunda Guerra Mundial, chegaram a Portugal 5500 crianças austríacas, ao abrigo de um programa da Cáritas, facto histórico que inspirou Rosário Alçada Araújo a escrever o romance juvenil “O País das Laranjas” (Asa, 2019).

Conhecemos Martha, uma menina de 10 anos, desde o momento que chega a Portugal e segue viagem para a Covilhã, onde é recebida carinhosamente pelos pais portugueses. Depois de uma noite bem dormida, o primeiro dia é marcado por grandes descobertas: a biblioteca, a primeira refeição e a primeira palavra que memoriza: laranja. “Eu nunca na vida tinha visto laranjas. E que cor pode ter uma laranja! Brilhavam tanto que eu pensei estarem prontas a ser comidas. Peguei nela e dei-lhe uma trinca, com casca e tudo. Os meus pais começaram a rir-se e a minha mãe apressou-se a tirá-la da minha boca. Ao princípio fiquei aflita, quase comecei a chorar. Mas o olhar divertido do meu pai fez.me sentir mais leve. A minha mãe chamou a criada, que me ensinou a descascar a laranja com garfo e faca. Quando levei o primeiro gomo à boca, não queria acreditar que se pudesse comer e beber um sabor tão delicioso. “Fiz bem em escolher Portugal” pensei.” Não sei como são os outros, mas neste país há laranjas”.

Martha, juntamente com os seus novos primos e amigos, vive aventuras inesquecíveis, aprende costumes e hábitos do povo português: as conversas com a Rosinha, a costureira que semanalmente vai a casa dos pais para fazer a roupa para toda a família; os sabores de uma gastronomia diferente da sua terra natal; os rebuçados caseiros, que eram uma delícia; os jogos de cartas ou a ida ao Hospital da Bonecas. Tudo prova de que “a infância é para ser levada muito a sério”, e que Martha guardará na caixa de recordações de Portugal, tão essenciais que foram para ultrapassar as vivências atrozes de uma guerra e a separação da sua família biológica.

A história de Martha, tão bem narrada por Rosário Alçada Araújo, proporciona-nos recordar grandes livros da literatura infantil e juvenil, que vão de Virgínia de Castro e Almeida à Condessa de Ségur, Maria Lamas, Sidónio Muralha ou Michael Ende, entre muitos outros – o título de cada capítulo corresponde a um título da literatura infantil e juvenil, como esclarece a autora logo nas primeiras páginas do livro, excepção feita ao epílogo, inspirado num título do romance de Odette de Saint- Maurice (provavelmente uma homenagem a uma escritora portuguesa que se notabilizou sobretudo na literatura infantil e juvenil).

A ida à biblioteca era, para Martha, um momento memorável: “Quando abria a porta no silêncio e na escuridão, parecia sentir que as histórias respiravam e era-me mais fácil decidir o que ia ler e ficar ali num mundo só meu”. A descoberta de novos livros, bom como de autores como Eça de Queirós e Camilo Castelo Branco, possibilitaram-lhe descobrir que em Portugal existiam, então, livros proibidos.

O País das Laranjas, Asa, Deus Me Livro, Crítica, Rosário Alçada Araújo“O País das Laranjas” é um livro de prosa simples e encantador. Fala-nos de amor, carinho e ternura, mas também das marcas que uma guerra deixa e nas difíceis escolhas que são necessárias fazer na vida. Escolhas essas que marcam cada um para sempre. A história da pequena Martha deixa, a todos nós, uma questão pertinente: afinal, quem somos?

Rosário Alçada Araújo nasceu em Lisboa. Licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa, mas cedo deixou a vida de jurista, rumo a Londres, onde se aproximou do mundo da literatura infantil e juvenil – quer através de um curso de escrita criativa para crianças, quer pelas suas próprias pesquisas em bibliotecas e livrarias. Algumas das suas obras estão recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura2027.


https://deusmelivro.com/mil-folhas/o-pais-das-laranjas-rosario-alcada-araujo-6-5-2020/#.X_SsrNj7TIU

MIL FOLHASPor  · Em 06/05/2020

Sem comentários:

Enviar um comentário