domingo, 29 de março de 2020

Visite o Museu Virtual da RTP

#Fique Em Casa - Visite o Museu Virtual da RTP em  https://museu.rtp.pt/.

Conheça a História da rádio e da televisão em Portugal através do espólio guardado pela RTP. museu.rtp.pt

Museu Virtual da RTP

A RTP continua a acompanhar a par e passo a evolução do surto do Coronavírus e a tomar todas as medidas consideradas indispensáveis para combater a transmissão da epidemia, garantindo, simultaneamente, as suas obrigações de serviço público.

Neste contexto, encerrada temporariamente a Coleção Visitável Museológica, no edifício sede em Lisboa, realçamos a importância de todos nos mantermos em casa, e endereçamos convite para vistarem e  usufruirem das potencialidades oferecidas pelo nosso Museu Virtual, que permite entre tantas outras actividades a visita virtual ao espaço físico da nossa Coleção.

O Museu Virtual da RTP,  inaugurado em 9 de Março de 2009, tem como objetivo dar a conhecer ao público em geral uma parte importante do vasto acervo museológico e documental de rádio e de televisão que a RTP possui (objetos, imagens, vídeos e documentos), que de outro modo lhe seria inacessível, proporcionando-lhe uma experiência interativa cativante ao mundo da Rádio e Televisão, permitindo ultrapassar as barreiras do espaço físico e chegar a um público muito mais vasto, constituindo neste contexto um importante contributo para aproximar a RTP dos cidadãos e para a sua afirmação como entidade de referência na memória do nosso país.

Atualmente disponibiliza o seguinte:

1. Área de visualização de visitas virtuais à Coleção Visitável de Rádio e Televisão e ao 1º carro de exteriores da RTP.
2. Área de Realidade Aumentada: disponibilização de acesso a quatro experiências em realidade aumentada: Carro de Exteriores; Fernando Pessa; Memórias da Televisão; Memórias da Rádio.
3. Galeria com cerca de 1000 peças museológicas de rádio e de televisão, e com uma seleção de pequenos trechos de alguns conteúdos televisivos e radiofónicos que fizeram história em Portugal - (aproximadamente 10 horas de conteúdos de rádio e 6 horas de conteúdos de televisão).
4. Área de exposições temporárias.
5. Galeria multimédia.
6. Acesso a informação específica sobre os polos museológicos da Madeira e dos Açores.
7. Estúdio Virtual de Televisão (onde o utilizador, que possua uma Webcam, poderá gravar o seu próprio programa).
8. Galeria histórica.
9. Jogos didáticos.
10. Arquivo Documental, com acesso às bases de dados do Museu, da Biblioteca, do Arquivo de Partituras e do Arquivo Histórico de Documentação Escrita, bem como aos textos digitalizados de Programas e de Teatro Radiofónico da E.N. e da RDP.

Sem comentários:

Enviar um comentário