terça-feira, 23 de maio de 2017

Os Músicos de Bremen

No blog Paixão Alentejana, encontrei a fotografia da esquerda e lembrei-me do conto "Os Músicos de Bremen", dos irmãos Grimm. Esta história já foi representada pelo Grupo de Teatro Às Três Pancadas, da DDJ.
Nesta história, um burro, um cão, um gato e um galo, maltratados pelos seus donos, abandonam-nos e decidem seguir para Bremen, uma cidade onde conhecerão a liberdade.
No caminho para Bremen, avistam luz numa casa; espreitam dentro desta e veem ladrões desfrutando do produto de seu roubo. Apoiados nas costas uns dos outros, decidem cantar, na esperança de serem alimentados. A sua 'música' tem um efeito inesperado: os homens fogem, não sabendo a origem de tão estranho som. Os animais tomam posse da casa, comem uma boa refeição, e dormem.
Durante a noite, os ladrões regressam e um deles entra na casa para investigar. Ao ver os olhos do gato brilhando no escuro, pensa que sejam brasas e inclina-se para acender a sua vela. Numa rápida sucessão de acontecimentos, o gato arranha-lhe a cara, o burro dá-lhe um coice, o cão morde-lhe e o galo afugenta-o porta fora, cacarejando. O homem diz aos seus companheiros que foi atacado por monstros: uma bruxa horrível que o arranhou com as suas enormes unhas (o gato), um gigante que lhe deu uma paulada (o burro), um ogre que o arranha com uma faca (o cão) e, o pior de tudo, - um juiz que gritou aos seus ouvidos "Agarrem esse patife" (o galo). Os ladrões abandonam a casa devido às estranhas criaturas que dela se apossaram, e os animais vivem felizes nela até ao fim dos seus dias.

domingo, 14 de maio de 2017

Amar pelos dois, Salvador Sobral e Luísa Sobral

  
Se um dia alguém perguntar por mim
Diz que vivi para te amar
Antes de ti, só existi
Cansado e sem nada para dar
Meu bem, ouve as minhas preces
Peço que regresses, que me voltes a querer
Eu sei que não se ama sozinho
Talvez devagarinho possas voltar a aprender
Meu bem, ouve as minhas preces
Peço que regresses, que me voltes a querer
Eu sei que não se ama sozinho
Talvez devagarinho possas voltar a aprender
Se o teu coração não quiser ceder
Não sentir paixão, não quiser sofrer
Sem fazer planos do que virá depois
O meu coração pode amar pelos dois



Salvador Sobral venceu o Festival Eurovisão da Canção, neste sábado, 13 de maio, em Kiev, com "Amar pelos dois". Uma vitória inédita para Portugal.
O cantor português não só conquistou os votos do júri como também do público. A canção, com letra e música de Luísa Sobral, irmã de Salvador Sobral, obteve 758 pontos na votação combinada.
LEIA mais em:

sábado, 6 de maio de 2017

«Os Maias são uma seca!»

"Ai, Os Maias!
Tudo começou no ano anterior ao ano em que tinha mesmo de os ler na escola.
Precavido ou armado aos cágados (uma coisa ou outra), achei que era melhor ler antes que me obrigassem, porque podia dar-se o caso de nunca vir a gostar da obra só porque a tinha lido por obrigação."

segunda-feira, 1 de maio de 2017