2005, 2ªch (questão 1 alterada)
|
1. Classifica as palavras do quadro seguinte, quanto ao processo de
formação, assinalando com um X o rectângulo correspondente.
Derivação por
sufixação
|
Derivação por
prefixação
|
Derivação por sufixação
e prefixação
| |||
magrinho
|
|||||
incómodo
|
|||||
arranha-céus
|
|||||
psicologia
|
|||||
anoitecer
|
|||||
indiscretamente
|
2. Completa adequadamente as frases que se seguem.
a) A palavra «profissão»
é hiperónimo de _________________.
b) A palavra «bicicleta»
é hipónimo de _________________.
c) A palavra «tristeza» é
hipónimo de _________________.
d) A palavra «mamífero» é
hiperónimo de _________________.
3. Preenche os espaços em branco, utilizando correctamente os sinais de
pontuação e outros sinais auxiliares de escrita.
Na Praça João do Rio, juntavam-se muitos pedintes, porque era uma zona bem frequentada ¨
Carlos ¨ apesar de ser amigo de Janeiro ¨ não queria continuar a viver assim.
Às vezes, perguntava-lhe ¨
¨ Será que nunca sairemos desta situação¨
¨ Que dizes ¨ ¨ respondeu escandalizado Janeiro ¨ ¨ Melhor vida do que esta não há¨
4. Completa cada uma das frases seguintes, usando, nos tempos indicados, a forma correcta do verbo apresentado entre parênteses.
a) Pretérito perfeito simples do indicativo
O João e o Miguel não _______________(querer) aceitar o convite de um amigo para trabalharem num restaurante.
b) Pretérito
mais-que-perfeito composto do indicativo
O Jorge pintou um brinquedo que _______________(encontrar) no sótão.c) Pretérito imperfeito do conjuntivo
Se as plantas _______________(poder) falar, talvez _______________(haver) mais respeito pela natureza.
5. Como deves ter reparado, no texto, a palavra «frontalmente» (linhas 3 e 4) é
incluída incorrectamente, pela personagem Janeiro, na classe dos adjectivos.
5.1. Indica a classe a que essa palavra pertence.
5.2. Escreve uma frase em que uses um adjectivo da família de «frontalmente».
6. Assinala com um X o quadrado que corresponde à frase que contém uma
oração
subordinada relativa explicativa.
¨ A Ana acenou de longe aos seus amigos, dois
colegas que estudam na mesma escola que ela.
¨ A Sofia disse ao irmão que não queria ir com os
amigos dele nem ao cinema, nem à praia.
¨ O António, que é o melhor amigo do Pedro, como
não quis desiludi-lo, decidiu acompanhá-lo.
¨ Considero que, actualmente, as pessoas têm
acesso mais facilitado à informação.
2006, 2ªch
|
1. Imagina que um amigo teu não conhece o significado das palavras listadas abaixo e resolve ir procurá-las num dicionário. Escreve à frente de cada uma delas, de acordo com o exemplo, a forma que ele deve procurar, para ficar elucidado.
limpos
|
limpo
|
reconstruíra
|
|
eficácia
|
|
projécteis
|
|
aldeães
|
|
continham-se
|
|
dólares
|
2. Reescreve cada uma das duas frases seguintes, substituindo por pronomes pessoais os complementos indicados em cada caso e procedendo às alterações necessárias.
2.1.
Complemento directo
do verbo sublinhado:
O
António pediu aos amigos que o fossem visitar.
2.2.
Complemento indirecto
do verbo sublinhado:
Devolvi-o à funcionária de serviço.
3. Completa as frases seguintes, fazendo a concordância
entre o verbo indicado e o sujeito. Usa qualquer tempo e qualquer modo
adequados ao contexto.
a) Só eu e a Maria _______________(responder) à questão.
b) Tanto o Miguel como o Joaquim ______________ (assistir)
ao jogo de futebol.
c) És tu quem ________________ (costumar) fazer
barulho nas aulas?
d) Matemática, Ciências, Línguas, tudo _____________ (ser)
interessante.
e) Nem o cansaço nem a dor ________________ (fazer) a
atleta desistir.
4. Lê atentamente, a seguinte frase:
O
Mário e os irmãos devolveram ontem os livros requisitados à Biblioteca.
Assinala
com um X o quadrado que corresponde à forma passiva da frase que leste:
¨ Os
livros requisitados à Biblioteca tinham-nos ontem devolvido o Mário e os
irmãos.
¨ Ontem,
foram devolvidos pelo Mário e pelos irmãos os livros requisitados à Biblioteca.
¨ Quem devolveu ontem os livros requisitados à Biblioteca foram o Mário e os irmãos.
¨ A Biblioteca devolveu ao Mário e aos irmãos os livros que eles tinham requisitado ontem.
5. Transforma em frases complexas os pares de frases simples
a seguir apresentados, utilizando conjunções ou locuções conjuncionais das
subclasses indicadas entre parênteses.
Faz as alterações necessárias à correcção das frases.
a) Todos queriam ir ao concerto. Eles não tinham dinheiro.
(conjunção ou locução conjuncional subordinativa concessiva)
b) O filme era muito longo. Deixei-me dormir a meio.
(locução conjuncional subordinativa consecutiva)
c) Não vou convosco à casa da Ana. Eu e a Ana zangámo-nos.
(conjunção ou locução conjuncional subordinativa causal)
d) Partimos de Lisboa às sete horas da manhã. Podemos ainda almoçar no Porto.
(conjunção ou locução conjuncional
subordinativa condicional)
2007, 2ªch
|
1. A seguinte lista de palavras inclui quatro advérbios.
Assinala-os
com
|
perante
|
cujo
|
porém
|
devagar
|
qualquer
|
enfim
|
quase
|
ninguém
|
quem
|
ou
|
sempre
|
2. Assinala com X os três enunciados da coluna B que
estabelecem uma relação de concessão com
Coluna A
|
Coluna B
|
A
Maria vai estudar para Coimbra
|
o
enunciado da coluna A.
ainda que preferisse ir para Lisboa.
ao passo que o irmão vai para Évora.
mesmo que os pais fiquem tristes.
assim que acabar o 12.º ano.
embora lhe custe separar-se da
família.
para ficar perto do primo.
porque a tia vive lá.
visto
que a mãe assim decidiu.
|
3. Indica a função sintáctica de cada um dos elementos
sublinhados nas seguintes frases.
a) Há pessoas que consideram os insectos fascinantes.
b) Os insectos são realmente fascinantes.
c) O mel é produzido pelas abelhas.
4. Completa as seguintes frases com as formas correctas dos
verbos indicados entre parêntesis.
a) Foste tu que ______________________ (fazer) isto?
b) Foram eles quem ______________________ (dizer)
isto?
c) Queres ir ajudar a limpar a mata? A gente ______________________ (ir).
2008, 2ªch
|
com
|
enquanto
|
mas
|
em
|
isso
|
mim
|
Agrupa-as de acordo com as classes de palavras indicadas nas alíneas seguintes.
a) Conjunções;
b) Preposições;
c) Pronomes.
2.
Reescreve as frases seguintes, substituindo os complementos indicados
nas alíneas pelas formas adequadas dos pronomes pessoais. Procede às alterações
necessárias.
a) Complemento directo
A
empregada do café recorda, com admiração, os velhos tinteiros.
b) Complemento
indirecto
Ele nunca escreveu uma carta aos avós.
c) Complemento directo
e complemento indirecto
Enternecida, a avó mostrará aos seus netos os objectos antigos.
3.
Reescreve na forma passiva a frase seguinte.
As gargalhadas de Fernando surpreenderam os vizinhos daquele bairro.
4.
Transcreve a oração subordinada que integra a frase complexa que se
segue.
As
tecnologias que facilitam as tarefas diárias afectam alguns prazeres da nossa
vida.
5.
A frase «Os netos disseram que nem queriam acreditar.» inclui a
seguinte oração: «…que nem queriam acreditar.»
2009, 2ªch
_____________________________________________
1.
Completa cada uma das frases seguintes, usando as formas verbais
apresentadas no quadro.
Escreve o número do
item, a alínea e a forma verbal que lhe corresponde.
O
juiz exigiu que as testemunhas a) naquele
mesmo dia, em tribunal.
Actualmente, b)
muito o ambiente, mas há cada vez mais animais em risco.
Antigamente, c)
mais espécies marinhas nos mares de todo o mundo.
No futuro, novas espécies d)
enriquecer a fauna dos oceanos.
existiam
|
dispusessem
|
viram
|
defendesse
|
defende-se
|
virão
|
haviam
|
depusessem
|
2.
Reescreve as frases apresentadas, a) a d),
iniciando a oração sublinhada pela conjunção, ou pela locução, indicada entre
parênteses. Faz as alterações necessárias nas orações sublinhadas.
a)
Mesmo se não me quiseres acompanhar, vou agora à praia. (mesmo
que)
b)
Se vires alguém a deitar lixo no mar, avisa as
autoridades! (caso)
c)
Apesar de não teres muito tempo livre,
deves ir à exposição sobre baleias. (ainda que)
d)
Para poderes mergulhar em águas profundas,
tens de receber treino apropriado. (para que)
3.
Transcreve a oração subordinada que integra a frase complexa que se
segue.
Os alunos que visitaram a exposição fizeram trabalhos interessantes.
4.
Lê a abertura de um discurso de apelo à protecção de espécies
marinhas, proferido numa associação
ambientalista.
Companheiros e companheiras,
A Terra, o planeta azul,
conserva ainda maravilhas
naturais nos seus mares…
Completa as frases que
se seguem, para justificares a pontuação utilizada na abertura do discurso.
Escreve o número do
item, a alínea e a função sintáctica correspondente.
Na primeira linha,
usa-se a vírgula para assinalar a expressão com a função sintáctica de ____ a).
Na segunda linha, as
vírgulas delimitam a expressão que desempenha a função sintáctica de ___b).
5.
Lê a frase seguinte.
O pescador não disse
aos amigos que tinha mergulhado.
5.1.
Reescreve, em cada alínea, a frase anterior, substituindo, em cada
caso, o complemento indicado na alínea pela forma adequada do pronome pessoal.
Procede às alterações necessárias.
a) Complemento indirecto.
b)
Complemento directo.
5.2. Indica o tempo e o modo da forma verbal «tinha mergulhado».
2010, 2ªch
|
1. Completa cada uma das frases seguintes, escolhendo uma
das duas palavras apresentadas entre parênteses.
Escreve a alínea e a palavra que lhe corresponde.
O Manuel adora ler enquanto toma banho de _____a_)____
(emersão / imersão).
A Rita sabe distinguir o determinante «a» da _____b_)____
(preposição / proposição) «a».
O meu melhor amigo sabe guardar um segredo. Por isso,
posso sempre contar com a sua _____c_)____ (descrição /
discrição).
Os alunos debateram ontem a falta de _____d_)____
(comprimento / cumprimento) do regulamento da biblioteca.
Todos os anos, a Fundação _____e_)____ (cede / sede) livros à biblioteca da escola.
2. Transforma cada par de frases simples, alíneas a) e
b), numa frase complexa, substituindo o elemento sublinhado pelo pronome
relativo «que».
Faz apenas as alterações necessárias.
a) O meu amigo adorou o livro. Emprestei-lhe o livro.
b) O livro está a ser um sucesso. O livro foi premiado.
3. Classifica a oração sublinhada na frase seguinte.
Caso queiras conhecer este autor, recomendo-te o seu novo livro.
4. Selecciona a opção que permite obter a afirmação
correcta.
Considerando a frase «A Ana confirmou ao Pedro que, no
dia anterior, tinha participado no concurso da biblioteca.», uma representação
correcta, em discurso directo, da fala da Ana é
(A) «– Sim, Pedro, hoje participei no concurso da biblioteca.»
(B) «– Pedro, confirmo-te que, ontem, ela participou no
concurso da biblioteca.»
(C) «– Sim, Pedro, ontem participei no concurso da
biblioteca.»
(D)
«– Pedro, confirmo-te
que, hoje, participo no concurso da biblioteca.»
5. Lê a frase seguinte.
A equipa da biblioteca fará a apresentação dos novos
livros.
Reescreve a frase na forma passiva, respeitando, na frase que escreveres, o tempo e o modo verbais.
6. Os segmentos (A), (B), (C), (D) e
(E) constituem partes de um texto e estão desordenados.
Escreve a sequência de letras que corresponde à ordem
correcta dos segmentos, de modo a reconstituir o texto. Começa a sequência pela
letra (E).
(A)
E
quem julga que não gosta, com elas, aprenderá a gostar.
|
(B)
Ora
acompanha a tragédia de um homem que não se consegue livrar do seu
anjo-da-guarda,
ora
nos mostra como uma flecha disparada para as alturas pode fazer com que todos
os
homens percam as suas sombras.
|
(C)
Quase
sempre num registo próximo do fantástico, neste volume de contos, o narrador
revela um
eclectismo
assinalável, que lhe permite saltar no tempo e no espaço com enorme
facilidade. Tão
depressa
está a falar de manifestações divinas em civilizações arcaicas, no Próximo
Oriente,
como da abordagem de um navio português por
piratas do mar da China.
|
(D)
Cereja
em cima do bolo, lá mais para o fim, aparece um dos melhores contos que já li
em língua
portuguesa:
«Coleccionadores». Estas 206 páginas continuam a ser, 27 anos depois, um
regalo
para quem gosta de literatura.
|
(E)
Se,
com o Plano Nacional de Leitura, se procura incutir nos jovens o prazer da
leitura, então
este
brilhante volume de contos [Contos da
Sétima Esfera], com que Mário de Carvalho se
estreou literariamente (em 1981), é uma
escolha acertada.
|
José Mário Silva, Ler, Setembro de 2008 (texto adaptado)
Sem comentários:
Enviar um comentário