sexta-feira, 15 de junho de 2012

Soluções exercícios Provas de Exame


2005, 2ªch
Responde às questões que se seguem sobre o funcionamento da língua, de acordo com as orientações que te são dadas.

1. Classifica as palavras do quadro seguinte, quanto ao processo de formação, assinalando com um X o rectângulo correspondente.


Derivação por
sufixação

Derivação por
prefixação

Derivação por sufixação
e prefixação
Derivação por parassíntese
Composição
magrinho
X




incómodo

X



arranha-céus




X
psicologia
 



x
anoitecer



X

indiscretamente


X



2. Completa adequadamente as frases que se seguem.

a) A palavra «profissão» é hiperónimo de NOME DE QUALQUER PROFISSÃO

b) A palavra «bicicleta» é hipónimo de ___TRANSPORTE__

c) A palavra «tristeza» é hipónimo de _SENTIMENTO___

d) A palavra «mamífero» é hiperónimo de __NOME DE QUALQUER MAMÍFERO


3. Preenche os espaços em branco, utilizando corretamente os sinais de pontuação e outros sinais auxiliares de escrita.


Na Praça João do Rio, juntavam-se muitos pedintes, porque era uma zona bem frequentada.

Carlos, apesar de ser amigo de Janeiro, não queria continuar a viver assim.

Às vezes, perguntava-lhe:

- Será que nunca sairemos desta situação?

- Que dizes? - respondeu escandalizado Janeiro . - Melhor vida do que esta não há!


4. Completa cada uma das frases seguintes, usando, nos tempos indicados, a forma correcta do verbo apresentado entre parênteses.


a) Pretérito perfeito simples do indicativo

O João e o Miguel não QUISERAM (querer) aceitar o convite de um amigo para trabalharem num restaurante.


b) Pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo

O Jorge pintou um brinquedo que TINHA ENCONTRADO (encontrar) no sótão.


c) Pretérito imperfeito do conjuntivo

Se as plantas PUDESSEM (poder) falar, talvez HOUVESSE (haver) mais respeito pela natureza.


5. Como deves ter reparado, no texto, a palavra «frontalmente» (linhas 3 e 4) é incluída incorretamente, pela personagem Janeiro, na classe dos adjectivos.


5.1. Indica a classe a que essa palavra pertence. ADVÉRBIO


5.2. Escreve uma frase em que uses um adjetivo da família de «frontalmente». O político respondeu de forma frontal ao seu adversário.

6. Assinala com um X o quadrado que corresponde à frase que contém uma oração subordinada relativa explicativa.


O António, que é o melhor amigo do Pedro, como não quis desiludi-lo, decidiu acompanhá-lo.

2006, 2ªch
1. Transformar palavras dadas na respetiva forma de entrada de dicionário.        


limpos
limpo
reconstruíra
reconstruir
eficácia
eficácia
projécteis
projéctil
aldeães
aldeão
continham-se
conter
dólares
dólar



2. Identificar uma frase com uma função sintática e pronominalizá-lo.

2.1. Complemento direto do verbo sublinhado:

O António pediu –o aos amigos.


2.2. Complemento indireto do verbo sublinhado:

Devolvi-lho.

3. Completa as frases seguintes, fazendo a concordância entre o verbo indicado e o sujeito. Usa qualquer tempo e qualquer modo adequados ao contexto.


a) Só eu e a Maria respondemos (responder) à questão.

b) Tanto o Miguel como o Joaquim assistiram (assistir) ao jogo de futebol.

c) És tu quem costuma  (costumar) fazer barulho nas aulas?

d) Matemática, Ciências, Línguas, tudo é (ser) interessante.

e) Nem o cansaço nem a dor fazem (fazer) a atleta desistir.

4. Forma passiva da frase

¨ Ontem, foram devolvidos pelo Mário e pelos irmãos os livros requisitados à Biblioteca.


5. Transformar frases simples em complexas, articulando-as através de conjunções / locuções conjuncionais subordinativas


a) Todos queriam ir ao concerto, embora (eles) não tivessem dinheiro.

(conjunção ou locução conjuncional subordinativa concessiva)


b) O filme era tão longo que (eu) me deixei dormir a meio.

(locução conjuncional subordinativa consecutiva)


c) Não vou convosco à casa da Ana, porque (eu e ela) / (eu e a Ana) / (nós) nos zangámos.

(conjunção ou locução conjuncional subordinativa causal)


d) Se (nós) partirmos de Lisboa às sete horas da manhã, podemos ainda almoçar no Porto.

(conjunção ou locução conjuncional subordinativa condicional)

2007, 2ªch
1. Assinala quatro advérbios.


com

perante
cujo
porém

devagar

qualquer
enfim
quase

ninguém

quem
ou

sempre


2. Assinala 3 orações concessivas.

Coluna A
Coluna B



A Maria vai estudar para Coimbra
ainda que preferisse ir para Lisboa.
ao passo que o irmão vai para Évora.
mesmo que os pais fiquem tristes.
assim que acabar o 12.º ano.
embora lhe custe separar-se da família.
para ficar perto do primo.
porque a tia vive lá.
visto que a mãe assim decidiu.




3. Identifica funções sintáticas:



a) Há pessoas que consideram os insetos fascinantes. predicativo do complemento directo;

b) Os insetos são realmente fascinantes. predicativo do sujeito;

c) O mel é produzido pelas abelhas. (complemento) agente da passiva.

4. Completa as seguintes frases com as formas corretas dos verbos indicados entre parêntesis.



a) Foste tu que fizeste_ (fazer) isto?

b) Foram eles quem _disse_ (dizer) isto?

c) Queres ir ajudar a limpar a mata? A gente _vai (ir).


2008, 2ªch
1. Agrupa as palavras de acordo com as classes


a) Conjunções; enquanto, mas;

b) Preposições; com, em;

c) Pronomes. isso, mim.



2. Substituir os complementos pelas formas adequadas dos pronomes pessoais



a) Complemento direto - A empregada do café recorda-os, com admiração.


b) Complemento indireto - Ele nunca lhes escreveu uma carta.


c) Complemento direto e complemento indireto - Enternecida, a avó mostrar-lhos-á.


3. Reescreve na forma passiva a frase seguinte.

Os vizinhos daquele bairro foram surpreendidos pelas gargalhadas de Fernando.



4. Transcreve a oração subordinada que integra a frase complexa que se segue.

As tecnologias que facilitam as tarefas diárias afetam alguns prazeres da nossa vida.



5. «Os netos disseram que nem queriam acreditarOração subordinada integrante OU oração subordinada completiva


2009, 2ªch


1. Completa com formas verbais

O juiz exigiu que as testemunhas a) depusessem naquele mesmo dia, em tribunal.      


Atualmente, b) defende-se muito o ambiente, mas há cada vez mais animais em risco.


Antigamente, c) existiam mais espécies marinhas nos mares de todo o mundo.


No futuro, novas espécies d) virão enriquecer a fauna dos oceanos.      



2.
a) Mesmo que não me queiras acompanhar, vou agora à praia.

b) Caso vejas alguém a deitar lixo no mar, avisa as autoridades!

c) Ainda que não tenhas muito tempo livre, deves ir à exposição sobre baleias.

d) Para que possas mergulhar em águas profundas, tens de receber treino apropriado.


3. Transcreve a oração subordinada que integra a frase complexa que se segue.


Os alunos que visitaram a exposição fizeram trabalhos interessantes.


4.

Companheiros e companheiras,
A Terra, o planeta azul, conserva ainda maravilhas
naturais nos seus mares…


Na primeira linha, usa-se a vírgula para assinalar a expressão com a função sintática de a)vocativo.

Na segunda linha, as vírgulas delimitam a expressão que desempenha a função sintática de b) modificador apositivo.


5. Lê a frase seguinte.

O pescador não disse aos amigos que tinha mergulhado.


5.1. Reescreve, em cada alínea, a frase anterior, substituindo, em cada caso, o complemento indicado na alínea pela forma adequada do pronome pessoal. Procede às alterações necessárias.

a) Complemento indireto. O pescador não lhes disse que tinha mergulhado.

b) Complemento direto. O pescador não o disse aos amigos.


5.2. Indica o tempo e o modo da forma verbal «tinha mergulhado».


Pretérito mais-que-perfeito composto do Indicativo.

2010, 2ªch
_____________________________________________



1. Completa as cinco frases, indicando:

a) O Manuel adora ler enquanto toma banho de (imersão).

b) A Rita sabe distinguir o determinante «a» da (preposição) «a».


c) O meu melhor amigo sabe guardar um segredo. Por isso, posso sempre contar com a sua (discrição).

d) Os alunos debateram ontem a falta de (cumprimento) do regulamento da biblioteca.


e) Todos os anos, a Fundação (cede) livros à biblioteca da escola.          

2.  

a) O meu amigo adorou o livro que lhe emprestei.

b) O livro que foi premiado está a ser um sucesso.



3.

Caso queiras conhecer este autor, recomendo-te o seu novo livro. (oração) subordinada adverbial condicional.
4.

«A Ana confirmou ao Pedro que, no dia anterior, tinha participado no concurso da biblioteca.», em discurso direto é:

(C) «– Sim, Pedro, ontem participei no concurso da biblioteca.»


5.

A equipa da biblioteca fará a apresentação dos novos livros.

A frase na forma passiva é:

A apresentação dos novos livros será feita pela equipa da biblioteca.


6. Ordena a sequência de letras:
 (E) (C) (B) (D) (A)

(E)
Se, com o Plano Nacional de Leitura, se procura incutir nos jovens o prazer da leitura, então
este brilhante volume de contos [Contos da Sétima Esfera], com que Mário de Carvalho se
estreou literariamente (em 1981), é uma escolha acertada.

 (C)
Quase sempre num registo próximo do fantástico, neste volume de contos, o narrador revela um
ecletismo assinalável, que lhe permite saltar no tempo e no espaço com enorme facilidade. Tão
depressa está a falar de manifestações divinas em civilizações arcaicas, no Próximo Oriente,
como da abordagem de um navio português por piratas do mar da China.

(B)
Ora acompanha a tragédia de um homem que não se consegue livrar do seu anjo-da-guarda,
ora nos mostra como uma flecha disparada para as alturas pode fazer com que todos os
homens percam as suas sombras.

(D)
Cereja em cima do bolo, lá mais para o fim, aparece um dos melhores contos que já li em língua
portuguesa: «Colecionadores». Estas 206 páginas continuam a ser, 27 anos depois, um regalo
para quem gosta de literatura.

 (A)
E quem julga que não gosta, com elas, aprenderá a gostar.


Sem comentários:

Publicar um comentário