quinta-feira, 21 de junho de 2012

Texto de opinião

Como se faz um texto de opinião
            Texto de opinião – é um texto argumentativo, ou seja, é um texto que expressa uma opinião, apresentando exemplos, provas ou argumentos para a defender; existem marcas de 1.ª pessoa que o dotam de subjetividade.

 – Integra, geralmente, três partes: a introdução – indicação da ideia que se vai defender; o desenvolvimento – apresentação das razões/ exemplos que justificam a opinião; a conclusão – síntese das razões apresentadas ou insistência num dos exemplos referidos.
            Para produzir um texto de opinião:
- Indica o assunto que vais abordar e a opinião que vais defender;
- Justifica a tua opinião através de exemplos;
- Termina o texto insistindo no teu ponto de vista e na justificação que consideras mais forte:
-Podes utilizar as seguintes fórmulas para expressar a tua opinião:
- Penso que...
- Creio que...
- Parece-me...
- Quanto a mim...
- Na minha opinião...
- No meu ponto de vista...
- Na minha perspetiva...
- Considero que...
- Diria que...
- Gosto/Não gosto...
- Utiliza linguagem apelativa e expressiva;
- Podes atribuir um título ao texto.

5 comentários: